Sinditêxtil-SP promove encontro do Fórum Sindical

A primeira edição do Fórum Sindical de 2024 foi promovida pelo Sinditêxtil-SP, em 11 de abril, na sede do Sindicato, na capital. O encontro presencial foi conduzido pelo presidente do Sinditêxtil-SP, Julio Scudeler, e contou com a participação da Comissão de Negociação Sindical do Sinditêxtil-SP, advogados externos, Diretores e Conselheiros da Casa. Entre os Sindicatos de Trabalhadores, estiveram presentes Campinas, Guarulhos, Santa Bárbara D’Oeste, São Paulo, Itatiba, Sorocaba e Mogi das Cruzes, além do Sindicato dos Trabalhadores de Mestres e Contramestres e da Federação dos Trabalhadores.

“Na nossa reunião de hoje, tivemos a oportunidade de conversar a respeito de diversos assuntos de interesse da nossa indústria têxtil, tais como os dados econômicos do setor, o processo de negociação coletiva de 2023, além de desafios e oportunidades para 2024”, destacou o presidente Julio Scudeler.

O Diretor Institucional e economista do Sinditêxtil-SP, Haroldo Silva, fez uma apresentação sobre a conjuntura do setor têxtil paulista e das dificuldades que a indústria (e os trabalhadores) estão enfrentando em relação à concorrência desigual a partir das plataformas digitais internacionais, que não pagam tributos federais, e, em paralelo, da ameaça do fim do benefício tributário paulista que deu igualdade de condições em relação aos outros Estados.