Networking, inspiração e orgulho: resultados da Missão de Inovação
Depois de três meses vencendo as exigências da Empresa Brasileira de Aeronáutica, a Embraer, a Missão de Inovação do Sinditêxtil-SP levou 19 participantes (limite era de 20, segundo as regras do local) para conhecer as instalações e a cultura de uma das maiores empresas do Brasil e, certamente, a mais reconhecida mundialmente.
Os visitantes (executivos e empresários do setor têxtil e de confecção) cumpriram à risca as orientações, especialmente a que instruía onde era autorizado fotografar e, certamente, não era na linha de montagem das aeronaves. Também não foi possível fotografar a sala de recepção de visitantes, pois a mesma ainda não foi inaugurada, então não era para dar spoiler – ok, tem um histórico da empresa com imagens dos principais produtos.
Sim, é incrível conhecer uma linha de montagem de aviões, saber como são os testes, como são pintados, quanto custam, como é feita manutenção e quanto tempo demora para entregar. Aliás, a Embraer prevê a entrega de 70 a 80 aviões comerciais neste ano, um bom crescimento se considerar os 64 entregues em 2023. Já os jatos executivos, produzidos em outras unidades, a de Gavião Peixoto/SP e de Melbourne/EUA, por terem uma produção mais rápida, devem ser entregues mais de 120 unidades neste ano, para o mundo todo.
Após os visitantes fazerem todo tipo de perguntas aos Guias, a visita foi encerrada numa loja de lembranças, igualzinho a um parque temático. E todos saíram com suas sacolinhas para a próxima etapa da Missão.
Golden: Acima das expectativas – A segunda etapa da visita levou os participantes a mergulharem no mundo da química têxtil e, claro, o interesse aumentou de forma diferente. De forma cronometrada, os sócios da Golden Technology organizaram uma visita a todas as estações de pesquisa e de testes na unidade da sede, como também nos laboratórios patrocinados que mantém na Universidade do Vale do Paraíba, a UNIVAP.
Desde testes e máquinas para mensurar UVA/UVB, resistência de lavagens, solidez de cor em junção com outros químicos que possam vir com diferentes tipos de algodão até os testes no laboratório de microbiologia onde são feitos os testes de produtos antimicrobianos e antivirais.
A Golden desenvolve há anos produtos biologicamente funcionais, trabalhando com poliuretanos à base de água e biobased, para diferentes usos na moda. A visita aos testes de lavanderia também elucidou como alguns produtos agem para fornecer acabamentos em denim e jeaswear. A linha de produtos que promovem a reutilização de banhos de tingimento e redução de microplásticos também foi apresentada
Outras áreas além de química têxtil também foram rapidamente apresentadas, como o desenvolvimento de produtos para área automotiva, esportiva e também de alimentação.
Ao final, a empresa fez uma rápida apresentação no auditório da UNIVAP, falando em tempo recorde a história de 37 anos da empresa que hoje tem filiais na América do Sul, Central, nos EUA e na Turquia e Índia.
“Foi uma honra muito grande receber esta visita, organizada pelo Sinditêxtil. Todo dia, em todos esses anos, buscamos a inovação. E hoje, inovamos nossa cultura de realizar visitas em grupos como este” agradeceu a Lourival Flores, sócio da Golden Technology.
Ao encerrar a Missão, a resenha foi: Golden não deveu nada à Embraer.
Alguns comentários dos participantes:
“Fomos muito bem recepcionados e os participantes tiveram a oportunidade da apresentação individual, o que pode promover futuras boas parcerias. Nas duas visitas que participei, iniciamos com uma visita para conhecimento de novos processos e, depois, uma visita para conhecimento de trabalhos oferecidos à indústria têxtil. Não mudaria o formato” Élena B.Bettega, da Cia de Fiação Guaratinguetá.
“Foi muito boa. Na Embraer ver como empresa Brasileira é de nível mundial e na Golden, um exemplo de inovação” Renato Valim, SINTEX/SC
“Experiência inédita e que mostra o potencial da indústria nacional” Luiz Arthur Pacheco, Paramount.
“Foi uma experiência muito importante. Duas grandes empresas que buscam a excelência na entrega e inovação sempre” José Altino Comper, Grupo Lince/SINTEX
“Considero a experiência como uma grande oportunidade de aprendizado e networking” João Paulo Mazzer, DOPTEX.
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