Empregos: alta de 11,8% no 1º trimestre no setor têxtil e de confecção paulista
O setor têxtil e de confecção do Estado de São Paulo apresentou um resultado positivo primeiro trimestre de 2025, com um saldo de 4.652 vagas de empregos, um aumento de 11,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram geradas 4.162 vagas. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e refletem o movimento sazonal de contratação no início do ano, após fechamento de vagas em dezembro. Desagregando o total das 4.652 vagas, o segmento de confecção iniciou o ano com a geração de 2.265 postos de trabalho ( 36,2% em relação ao trimestre de 2024) enquanto o têxtil foi responsável por gerar 2.387, mantendo a estabilidade se comparado ao mesmo período em 2024.
Contudo, no acumulado dos últimos 12 meses, o setor criou 2,4 mil empregos no total, sendo que o segmento de têxteis (insumos) foi responsável por 95% das vagas, enquanto as confecções fecharam o ano com saldo de 19 vagas, após as demissões.
Para o presidente do Sinditêxtil-SP, Julio Scudeler, o movimento de demitir no final do ano e admitir no início é uma prática recorrente do setor, pois no último trimestre as vagas temporárias, depois das entregas de Natal, são fechadas. “Contudo, começar o ano com um número maior de contratações do que o ano anterior mostra que o empresário está um pouco mais otimista. Talvez já seja o efeito do tarifaço do Trump, que pode de fato abrir oportunidades para o Brasil”

Julio Scudeler, Presidente do Sinditêxtil-SP

Confira o comparativo trimestral de saldo de empregos

Sobre o Sinditêxtil
Fundado na década de 1930, o Sinditêxtil-SP tem como missão fortalecer a competitividade global do setor têxtil paulista, promovendo crescimento econômico aliado a práticas sustentáveis. O Sindicato atua em toda a cadeia produtiva, representando cerca de 800 empresas no estado – responsáveis por gerar aproximadamente 100 mil empregos diretos. Com uma participação de 26% na produção nacional de têxteis e confecções, São Paulo reafirma sua posição como o principal polo estratégico do setor no Brasil.
Deixe um comentário