Vicunha participa do programa de rastreabilidade do algodão brasileiro

A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), por meio do movimento Sou de Algodão, junto à carioca Reserva, do grupo AR&CO, e à Renner, lançou o inédito Programa SouABR (sigla para Algodão Brasileiro Responsável), que oferece informações sobre a origem certificada do algodão e o processo de produção da peça adquirida pelos consumidores brasileiros. E a Vicunha é a única empresa brasileira de jeans a integrar o programa.

Em desenvolvimento há mais de um ano e meio, o principal objetivo do programa é oferecer transparência ao consumidor, e estimular escolhas mais conscientes, mostrando que o algodão presente naquela peça de roupa tem na origem, a certificação socioambiental Algodão Brasileiro Responsável, ABR, que entrega à indústria o comprometimento dos produtores com os três pilares da sustentabilidade: social, ambiental e econômico.

“É nosso dever como uma das principais têxteis brasileiras e referência mundial em jeanswear contribuir para um mundo mais sustentável e transparente com a sociedade. Fazer parte de projetos e programas como o SouABR também está alinhado às estratégias do negócio Vicunha”, analisa Marcel Imauzumi, diretor de Operações, Supply Chain e Novos Negócios da Vicunha.

SouABR é a primeira iniciativa de rastreabilidade, em larga escala, na cadeia têxtil nacional.  Por meio da leitura do QR Code presente na etiqueta da roupa, o consumidor que compra uma peça na loja pode conhecer a fazenda onde o algodão com certificação socioambiental foi cultivado, a fiação que o transformou em fio, a tecelagem ou a malharia que desenvolveu o tecido ou a malha e a confecção que cortou e costurou. Todas as peças rastreáveis do programa SouABR usam, no mínimo, 70% de algodão, em sua composição, sendo que 100% dessa fibra natural presente no produto tem certificação socioambiental.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *