ENAI 2024 conta com a participação do Sinditêxtil-SP

A 14ª edição do Encontro Nacional da Indústria (ENAI) 2024, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), aconteceu nesta quarta-feira (27) em Brasília, com o tema “Neoindustrialização e redução do Custo Brasil: uma nova indústria para um futuro sustentável”. O evento contou com a presença do presidente emérito do Sinditêxtil-SP, Luiz Arthur Pacheco.

Também participaram o presidente da CNI, Ricardo Alban e, na abertura, o presidente Luíz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin. Foram abordados temas como avanços tecnológicos, inovação e sustentabilidade, até as demandas do século XXI. “O ENAI foi um grandioso encontro, com maciça participação de Federações, Associações e Sindicatos Patronais de indústrias de todo o Brasil, juntamente com autoridades do Executivo e Legislativo Federal, onde foram debatidos importantes temas do interesse da indústria nacional, como a Neoindustrialização, Custo Brasil, Reforma Tributária, escassez de mão de obra capacitada e protagonismo feminino na economia e na indústria do futuro,” avaliou Pacheco. 

O Custo Brasil foi tema de debate onde se discutiu a burocracia excessiva e a ineficiência logística, que custam aproximadamente R$ 1,7 trilhão por ano. Além da discussão foi lançado o Observatório Custo Brasil, ferramenta desenvolvida em parceria entre o MDIC e o MBC, que priorizará seis iniciativas: ampliação e diversificação da matriz logística, acesso ao crédito empresarial, expansão do acesso à banda larga, simplificação tributária, abertura do mercado de gás natural e evolução no mercado de energia elétrica. Segundo estimativas do MDIC, a ferramenta deve contribuir para a redução do Custo Brasil em R$ 530 bilhões na próxima década.

O encontro teve ainda como destaque o Prêmio Excelência Sindical, em sua primeira edição. O prêmio é uma iniciativa da CNI, em parceria com as Federações de indústria e reconhece federações e sindicatos empresariais que se destacaram na promoção e fortalecimento do sistema sindical da indústria. Foram mais de 300 ações inscritas nas categorias federação e sindicato. Neste último o Sinditêxtil-SP participou com as ações Jornada de Conhecimento, Workshops Sinditêxtil-SP, Podcast Fio de Prosa (em nova temporada) e a Internacionalização sindical.

As experiências inscritas poderão ser conhecidas e servir de inspiração para entidades do setor, estimulando ações pelo fortalecimento da indústria. Um catálogo organizado pela CNI consolida as iniciativas por região e estado, com uma breve descrição, objetivos e resultados alcançados. O material foi lançado logo após a revelação e premiação dos vencedores

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *