Presidente emérito do Sinditêxtil-SP assume o CIESP

Rafael Cervone, presidente emérito do Sinditêxtil-SP, concorreu pela Chapa 2 e foi eleito ontem (5) o novo presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP). A eleição foi realizada na capital e nas 42 regionais espelhadas pelo Estado. Josué Gomes da Silva será o 1º. vice-presidente de Cervone.

Já nas eleições para a liderança da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), o vencedor foi o empresário e presidente emérito da Abit, Josué Gomes da Silva. Ele vai substituir Paulo Skaf, que está há 17 anos à frente da maior federação industrial do país e permanece no cargo até 31 de dezembro. A eleição teve chapa única e foi realizada no prédio da Federação, na avenida Paulista, na capital. Josué Gomes da Silva terá como 1º vice-presidente, Rafael Cervone, também presidente emérito da Abit.

“Estou muito feliz com a eleição de Rafael Cervone para presidir o nosso CIESP. Venceu a campanha da transparência, venceu a campanha da ética, venceram as indústrias de São Paulo. Eu tenho certeza de que o Rafael saberá dar um excelente rumo para o nosso CIESP, dando continuidade ao trabalho do nosso presidente emérito Paulo Skaf. Fico muito feliz também de integrar essa chapa do Rafael e espero fazer jus ao honroso cargo que ele me ofereceu e eu aceitei mais essa missão. Seguimos juntos em prol da nossa indústria de São Paulo, da indústria do Brasil. Ganha a união das entidades, da FIESP presidida por Josué Gomes da Silva. Tenho certeza de que com toda essa capacidade na cabeça dessas duas entidades a nossa indústria de São Paulo estará em excelentes mãos pelos próximos anos”, comentou Luiz Arthur Pacheco, presidente do Sinditêxtil-SP.

Para a eleição, 113 sindicatos estavam aptos a votar. O processo eleitoral foi acompanhado por uma comissão composta por Sydney Sanches (ex-ministro do Supremo Tribunal Federal), Ellen Gracie (ex-ministra do STF), Almir Pazzianotto (ex-ministro do Tribunal do Trabalho), Ives Gandra Martins (advogado constitucionalista e professor), e Maria Cristina Mattioli (desembargadora aposentada do Tribunal Regional do Trabalho).

Os eleitos assumirão mandatos com início em 1º de janeiro de 2022 e fim em 31 de dezembro de 2025.

Saiba mais sobre os eleitos:

Rafael Cervone é engenheiro Têxtil, formado pela Faculdade de Engenharia Industrial- FEI. Membro do Conselho do ITMF – Federação Internacional dos Fabricantes Têxteis; Membro do CONEX – Conselho de Comércio Exterior (Ministério da Economia), que assessora o Comitê Executivo de Gestão do Conselho de Ministros da CAMEX. É o 3º vice-presidente da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP/CIESP), além de vice-Presidente do Instituto Roberto Simonsen (IRS), Membro do Comitê Gestor do Programa SP Export – Programa Paulista de Apoio às Exportações, integrante do Plano Nacional de Cultura Exportadora do Estado de São Paulo (Investe SP). Cervone também é diretor Executivo do Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira, parceiras Abit e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). É membro do Conselho Técnico-Consultivo do Senai Cetiqt (Rio de Janeiro – RJ).

Nascido em Minas Gerais, Josué vive em São Paulo há 35 anos. Além da Abit, também foi presidente do Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial). O empresário é filho de José Alencar (1957-2011), que foi vice-presidente do governo Lula por oito anos. Sua candidatura teve o apoio de Paulo Skaf, que decidiu não concorrer a um novo mandato e preside a federação desde 2004. Josué se candidatou ao Senado pelo MDB de Minas Gerais em 2014. Não foi eleito. Está à frente da Coteminas desde o fim da década de 1990. A Coteminas é dona de marcas como Artex e Santista, é hoje é a maior indústria de itens de cama, mesa e banho nas Américas. Tem 15 fábricas no Brasil, cinco nos EUA, uma na Argentina e uma no México.