Pesquisadores desenvolvem método para alterar cor do poliéster com dióxido de carbono

Pesquisadores da Universidade de Fukui, no Japão, publicaram um estudo sobre o processo de redistribuição de corantes nas fibras de poliéster a partir do dióxido de carbono em estado supercrítico. O método permite aplicar novas tonalidades sem a remoção dos corantes originais.

O estudo foi publicado no The Journal of Supercritical Fluids e descreve um processo aplicado à reciclagem têxtil do poliéster tingido em que a redistribuição dos corantes do material é realizada pelo dióxido de carbono. A pesquisa tem como um dos objetivos responder aos desafios de sustentabilidade da indústria têxtil sobre o descarte de tecidos e o uso de grandes quantidades de produtos químicos no tingimento.

No método, os corantes migram de zonas de maior concentração para zonas de menor concentração até serem redistribuidos. Os pesquisadores realizam os experimentos em têxtil de poliéster tingidos com três corantes, submetidos a uma combinação de amostra de cores e dióxido de carbono supercrítico a 120° Celsius e 250 bar.

Segundo o Portugal Têxtil, a pesquisa identificou uma distribuição uniforme dos corantes. Os valores de intensidade de cor foram, na maior parte, menores do que a previsão da soma das contribuições individuais dos corantes.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *