Calvin Klein e Vicunha se unem para criar tecido reciclado a partir de roupas que seriam descartadas

Com o objetivo de dar mais um importante passo rumo ao seu compromisso com a sustentabilidade, a Calvin Klein anuncia o RECYCKLE. Idealizado em parceria com a Vicunha, multinacional brasileira referência em inovação e tecnologia têxteis, o projeto garante um novo destino ao estoque obsoleto de camisetas da Calvin Klein ao reciclar peças que seriam descartadas através da criação do novo tecido RECYCKLE, com certificação internacional e feito com malha desfibrada de camisetas 100% algodão.

Com a parceria, Calvin Klein e Vicunha conseguiram dar propósito a mais de 4 mil camisetas, evitando com que fossem descartadas de forma não sustentável. Dessa forma, foi possível gerar menos resíduos, atuando de forma circular por meio do uso de matéria-prima reciclada.

A vice-presidente da Calvin Klein Brasil, Ana Ferreira Brandão, comenta sobre o esforço contínuo da marca de incorporar práticas sustentáveis: “A Calvin Klein acredita em modelos de circularidade como uma nova forma de desenhar o futuro e os produtos, em que materiais podem ser reutilizados e inseridos novamente nos ciclos de produção. Este projeto em parceria com a Vicunha foi uma iniciativa transformadora para criarmos uma cadeia de valor mais sustentável.”Desde a desfibragem da malha até a finalização do tecido, o controle do processo é extremamente rígido para garantir a qualidade do produto e a rastreabilidade de todo o processo produtivo, assim como já é feito na produção da Vicunha.

Dar uma nova destinação ao nosso estoque obsoleto, sem que haja descartes, é desafiador. E por isso unimos esforços para tornar isso viável considerando desafios técnicos, logísticos e financeiros. Acreditamos que podemos reutilizar, reconstruir e reciclar e isso vem fazendo parte do nosso processo de design de produtos. Já estamos estudando a repetição desse projeto para outras coleções”, contou.

Vicunha e a Calvin Klein desenvolveram esse tecido especial com trama que contém resíduo proveniente do desfibramento das camisetas de algodão e urdume com algodão reciclado, que reaproveita todos os resíduos do processo produtivo da Vicunha. Ao final, o tecido RECYCKLE é composto por 72,4% de algodão standard e 27,6% de algodão desfibrado.

“Hoje possuímos uma frente ampla de sustentabilidade aqui na Vicunha, com projetos e iniciativas que buscam reduzir continuamente o impacto das nossas atividades ao meio ambiente. A parceria com a Calvin Klein nos possibilitou estudar e criar novas possibilidades de expandir a circularidade em nossa indústria, ir um pouco mais além, o que é parte de nosso DNA. Queremos, cada vez mais, apostar em novos projetos que tornem nosso setor cada vez mais responsável e sustentável”, comenta Renata Guarniero, gerente de marketing  da Vicunha.

Somado ao Projeto Vicunha, a Calvin Klein já conta em seu portfólio com diversas iniciativas sustentáveis em outras frentes. A marca patrocina a produção de algodão orgânico, originado no Nordeste do país, por meio da agricultura familiar, e promove parcerias com instituições à frente do auxílio de famílias, desde as técnicas de cultivo e beneficiamento do algodão até a venda.

Na frente social, a marca participa do movimento ModaComVerso em parceria com a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), atuando na promoção da moda socialmente responsável a partir do estímulo de uma cadeia produtiva ética e humana.

As peças produzidas com o tecido RecyCKle chegam nas lojas da Calvin Klein a partir de 4 de outubro.