Santaconstancia completa 75 anos
A trajetória da tecelagem Santaconstancia®, ou simplesmente Sta®, acaba de alcançar mais uma marca importante ao completar 75 anos de atividades. Fundada em 26 de fevereiro de 1948, por Gabriella Pascolato, a empresa segue à risca os pilares defendidos por ela: fazer tecidos de qualidade, tecer tendências e sempre se reinventar.
Visionária, dona Gabriella conduziu os caminhos da empresa por décadas, sempre focada em inovar tecidos e na criação de novos materiais. E, com a mesma maestria, passou seus ensinamentos para os filhos Costanza e Alessandro. Atualmente, a terceira geração da família Pascolato se junta aos negócios, com Luca e Gabriella, filhos de Alessandro.
“Dona Gabriella era uma empreendedora italiana muito intuitiva, que acompanhava o mercado e o comportamento das pessoas para antever as tendências, mesmo antes das pessoas sentirem a necessidade. Ela sempre buscava a perfeição e dizia: ‘faça bem-feito ou não faça’”, lembra Luca Pascolato, diretor Financeiro da Santaconstancia®.
Ao longo de mais de sete décadas, a história da Sta® é repleta de conquistas. Referência no setor têxtil brasileiro, a empresa é reconhecida por certificações internacionais e por sempre oferecer tecnologia de ponta. Preocupada com a sustentabilidade, reutiliza água no processo produtivo e desenvolveu tecidos funcionais e sustentáveis, entre outras ações. Investiu, agregou a estamparia ao processo produtivo e avançou ainda mais nas soluções para o mercado.
“É uma empresa têxtil que fornece tecidos para marcas e estilistas nacionais e internacionais. Construiu seu legado primando o pioneirismo, tecnologia, sustentabilidade, inovação e design. Tem em seu DNA sempre se reinventar e manter-se relevante, fornecendo tecidos que respeitam as pessoas, proporcionando bem-estar, elegância e funcionalidades, assim como a constante busca por boas práticas ambientais em seu portfólio e processo fabril”, enfatiza Gabriella Pascolato, diretora de Comunicação e Produto. “Manter-se à frente do mercado da moda significa fazer mais com menos, através do uso da tecnologia, com fortes parcerias e sempre seguindo seus valores e a sua essência”, complementa.
Segundo Alessandro Pascolato, presidente da empresa, os 75 anos foram repletos de desafios. “É um período de enorme transformação mundial, de evolução aceleradíssima, sobretudo na tecnológica. Portanto, o eterno desafio na trajetória da Santaconstancia foi acompanhar e antecipar-se às intensas mudanças, mantendo a empresa jovem, inovadora, produzindo tecidos cada vez com mais funcionalidades. Nascemos produzindo tecidos de fios tintos em seda pura para tapeçaria, evoluímos para tecidos de alta moda feminina e expandimos nossa linha de produtos para fitness, wellness e praia. Iniciamos com tecelagem e hoje somos malharia. Essa contínua metamorfose foi nosso o grande desafio”.
Situada na zona norte da capital paulista, a empresa faz parte do grupo de associados do Sinditêxtil-SP. “A Santaconstancia protagoniza uma história inspiradora no setor têxtil paulista e brasileiro. Temos a certeza de que os próximos muitos anos de atividades da empresa serão ainda mais exitosos. Parabenizo os colaboradores e a família Pascolato pela construção dessa trajetória que tanto nos orgulha”, enfatiza Julio Scudeler, presidente do Sindicato.
E o que a Sta® planeja para o futuro? “Manter o DNA de uma empresa pioneira e inovadora, somados as melhores práticas de sustentabilidade e preocupação com as pessoas”, é o caminho indicado pelo diretor Luca Pascolato.
“A recompensa de tudo foi a materialização da empresa que conseguimos construir nesses 75 anos e o grande reconhecimento da qualidade e inovação de nossos tecidos, resultando no grande prestígio alcançado pela nossa marca”, resume Alessandro Pascolato.
Confira, abaixo, os principais momentos na linha do tempo da empresa:
Assista ao vídeo especial dos 75 anos da Santaconstancia®:
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