Cai o consumo de energia no setor têxtil

Entre janeiro e a primeira metade de fevereiro a indústria têxtil consumiu 614 megawatts médios, volume 4% menor na comparação com o mesmo período do ano passado. As maiores taxas de aumento foram observadas pela CCEE nos estados do Rio de Janeiro (90%), Mato Grosso (26%), Mato Grosso do Sul (14%), Bahia (14%) e Pernambuco (12%). Já as maiores quedas foram registradas na Paraíba (-30%), Goiás (-26%), Minas Gerais (-21%), Sergipe (-20%) e Piauí (10%). Os dados são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE.

Em termos de volume, historicamente São Paulo é o estado onde esse setor mais demanda energia. Entre janeiro e a primeira metade de fevereiro foram utilizados 184 MW médios, montante semelhante ao consumido no mesmo período do ano passado, portanto, houve estabilidade. O mesmo cenário foi observado em Santa Catarina, que também tem demanda significativa. Foram utilizados 140 MW médios, volume parecido com o registrado no mesmo período do ano passado, ou seja, estabilidade na demanda.

Confira, abaixo, a análise geral sobre o consumo de energia elétrica no Brasil:

O consumo de energia elétrica registrou crescimento na primeira quinzena de fevereiro, após o mês de janeiro apresentar estabilidade. Houve alta de 2% na comparação com o mesmo período de 2022, impulsionada pelo mercado das distribuidoras, conhecido como ambiente regulado. As temperaturas mais altas em relação ao ano passado levaram a um maior uso de aparelhos de ar-condicionado e ajudam a explicar o resultado.
Já no segmento livre, em que grandes indústrias e empresas podem escolher o seu fornecedor e negociar condições de seus contratos, o crescimento foi de 0,1%. Destaque para os ramos de atividade que envolvem a extração de minerais metálicos e a metalurgia, além dos setores de alimentos e bebidas.

Os dados preliminares são do Boletim InfoMercado Quinzenal.

Consumo por ramo de atividade econômica – Entre os 15 setores da economia que contratam seu fornecimento no mercado livre, a CCEE registrou os maiores aumentos nos ramos de Extração de Minerais Metálicos (10,1%), Metalurgia e Produtos de Metal (5,7%) e Alimentos e Bebidas, ambos com 5%. Verificou-se as maiores baixas nas indústrias de Químicos (-3,55), Têxteis (-6,4%) e Minerais Não-Metálicos (-6,8%).

Consumo por região – Nas duas primeiras semanas de fevereiro, a CCEE observou alta no consumo em quase todas as regiões do país, com exceção do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Amapá e o litoral norte do Nordeste. Temperaturas acima da média observada no mesmo período do ano passado podem ter influenciado o resultado, porque levam ao aumento no uso de ar-condicionado.

Geração de energia elétrica – As hidrelétricas continuam aumentando sua geração graças ao bom ciclo de chuvas. Esse cenário tem contribuído para uma redução significativa no despacho de usinas termelétricas. A fonte eólica e a solar também seguem avançando, puxadas pelo crescimento da capacidade instalada.

+ posts

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *