Governo lança Programa Jovem Aprendiz Paulista

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, lança o Programa Jovem Aprendiz,  no dia 26 de abril, às 10h, no Palácio dos Bandeirantes. O projeto é voltado ao fortalecimento dos pequenos negócios e a conexão com a comunidade, estimulando a contratação de jovens de 14 a 18 anos, matriculados regularmente no ensino público, para trabalharem nas micro e pequenas empresas do Estado de São Paulo.

Entre os principais benefícios do Programa estão os seguintes pontos:

– Recolhimento do FGTS é de 2% (ao invés de 8%);

– Governo pagará a capacitação do Profissional, sem custo para o empresário.  Essa capacitação inclui 10 dias de curso de preparação prévia com formação comportamental antes do início do trabalho efetivo;

– Apoio total durante o trabalho do jovem com ciclos de avaliação e monitoramento junto aos responsáveis;

– Não há encargos com demissões;

– Geolocalização: os jovens serão direcionados para as vagas de acordo com a localização da empresa e da moradia do aprendiz, que devem ser próximas;

– Fomento à economia local e contribuição social no apoio ao encaminhamento de jovens.

O programa prevê contrato de até 24 meses com remuneração de um salário mínimo/hora e carga horária de 4 ou 6 horas por dia (4 dias de atividades práticas e 1 dia de capacitação teórica). E a família estará envolvida em todo o processo, com acompanhamento dos pais/responsáveis no desenvolvimento do adolescente no ambiente de trabalho.

O micro e pequeno empresário contará, ainda, com suporte do CIEE, que fará todo o trâmite de forma virtual – do cadastro da vaga até a emissão e assinatura do contrato, além do respaldo do Governo do Estado.