Vendas reais da indústria paulista registram queda em maio

As vendas da indústria de transformação paulista recuaram 3,4% em maio em relação ao mês de abril (-3,8%), conforme o Levantamento de Conjuntura da Fiesp e do Ciesp. As horas trabalhadas na produção (-0,7%) e o NUCI (-0,5 p.p.) também apresentaram redução na passagem mensal. O componente de salários médios foi o único com elevação no mês (+0,6%). Dados com tratamento sazonal.

Alguns setores que se destacaram no mês de maio quanto à redução das vendas reais foram: Produtos Diversos (-15,0%), Alimentos (-13,7%) e Móveis (-10,4%).

O segundo mês consecutivo de queda nas vendas da indústria do estado de São Paulo, quando acumula contração de 7,1% no período, é um alerta para as dificuldades do setor constantemente explanadas pela Fiesp. São necessários portanto, a diminuição da taxa Selic, medidas que contribuem para a redução dos custos de captação de crédito, aprovação em definitivo da nova âncora fiscal, a simplificação da burocracia tributária proposta na reforma tributária e incentivos à reindustrialização e à modernização do parque industrial do país.

A Fiesp mantém a projeção de queda da produção da indústria brasileira em 0,5% no ano de 2023, sendo a sétima em dez anos.

Confira a série histórica.

+ posts

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *