InvestSP e ApexBrasil firmam parceria para atração de investimento estrangeiro e aumento das exportações

A InvestSP, agência de promoção de investimentos do Governo de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), assinou acordo com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para a realização de ações focadas na criação de oportunidades para empresas paulistas no mercado internacional e na atração de investimento estrangeiro.

A parceria permite que as duas agências trabalhem em conjunto, por exemplo: na realização de missões empresariais, em programas de capacitação para exportação e na organização de rodadas de negócios e outras ações que aproximem os empreendedores paulistas de possíveis clientes ou parceiros. O acordo também engloba o trabalho de inteligência de mercado e a troca de informações estratégicas entre InvestSP e ApexBrasil.

Em 2023, dos quase R$ 25 bilhões em investimentos privados anunciados pela InvestSP no Estado, a maior parte, R$ 23,7 bilhões, são de empresas de outros países. “A atração de investimento estrangeiro, principalmente em áreas como infraestrutura, transição energética, reindustrialização e economia circular, é uma das prioridades da InvestSP, que segue as trilhas definidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A parceria com a ApexBrasil permitirá novos avanços nesse trabalho e também na nossa atuação voltada para incentivar as exportações entre as pequenas empresas, que geram 70% dos empregos do país”, diz João Paulo Hamú, diretor Corporativo e Financeiro da InvestSP.

As ações devem contar com apoio dos escritórios internacionais da InvestSP localizados na América da Norte, na Europa, na Ásia e no Oriente Médio e que atuam para atrair investimento estrangeiro para São Paulo e facilitar a entrada de empresas paulistas nesses mercados.

A área internacional da agência é responsável, por exemplo, pelos programas Be Global – que oferece consultoria e serviço de inteligência a empresas paulistas que querem exportar ou abrir novos mercados – e CreativeSP – desenvolvido em parceria com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas, ele leva empresas de economia criativa para os principais eventos internacionais e já movimentou mais de R$ 600 milhões em negócios no setor cultural paulista.

Já a área de Projetos e Inovação da InvestSP é responsável pelo Exporta SP, programa da SDE que capacita, gratuitamente, micro, pequenas e médias empresas paulistas, de qualquer setor, que querem exportar – as inscrições para a turma do primeiro semestre de 2024, quando o Exporta SP atingirá a marca de mil empresas capacitadas, já estão abertas pelo site da InvestSP.

Fonte: Invest SP