JF Fibras celebra 20 anos de referência em reciclagem e compromisso socioambiental

Este ano marca o vigésimo aniversário da JF Fibras. Uma jornada que começou com a reciclagem de resíduos do setor automotivo, logo evoluiu para abraçar novos segmentos e aprimorar seus processos e equipamentos. Hoje, com grande orgulho, Carlos Roberto Novelini Junior, sócio da JF Fibras afirma que essas duas décadas foram de constante progresso. ‘Esses 20 anos foram de bastante evolução, tanto no mercado de venda, quanto também no de compra. A empresa conseguiu capturar mais resíduos e oferecer mais produtos no mercado’’ Assegura Novelini.

Dentro do objetivo de visitar e conhecer melhor as empresas associadas do Sinditêxtil-SP, uma equipe do Sindicato visitou as instalações da JF Fibras e recebeu explicação de cada etapa do processo, desde a chegada da coleta até a transformação em novo fio. “Conhecer a JF foi uma experiência incrível de aprendizado e de receptividade. Nos permitiu não apenas conhecer o processo fabril, desde a matéria-prima de resíduos têxteis até a sua transformação nos seus produtos finais ecologicamente sustentáveis, mas também entender a história e o propósito da empresa, numa conversa muito franca e agradável com o Júnior. Essa “mágica” só acontece quando nos permitimos estar presentes no local, sentir o ambiente do Chão de Fábrica e olhar nos olhos das pessoas que dão vida às empresas.” Declarou Julio Scudeler, presidente do Sinditêxtil-SP que participou da visita.

Uma das marcas distintivas da JF Fibras é seu compromisso inabalável com a responsabilidade socioambiental. A empresa tem sido um catalisador para a sustentabilidade, reciclando quase três toneladas de resíduos têxteis por mês, que seriam descartados no meio ambiente. Além disso, a JF Fibras contribui para a coleta seletiva de resíduos em comunidades carentes, proporcionando uma fonte de renda extra para muitas pessoas na região de Suzano. Com um impacto ambiental zero em suas operações internas, a empresa comercializa todos os seus resíduos para empreendimentos de reciclagem, abrangendo desde papelão até plásticos e tecidos.

Novelini Junior avalia que o mercado está testemunhando uma mudança de mentalidade da sociedade em relação à reciclagem e valorizando empresas com  responsabilidade ambiental ‘’A nova geração têm um pouco mais de cuidado com reciclagem do que as anteriores. Ela tem uma preocupação com o meio ambiente de modo geral. E o mercado sente isso, pois as empresas a cada ano que passa estão mais empenhadas em fazer a destinação correta de resíduos, uma vez que parte dos consumidores estão buscando selecionar marcas com atitudes voltadas para a sustentabilidade’’ disse o sócio da JF Fibras. E, à medida que mais empresas e consumidores demonstram preocupação com a destinação correta dos resíduos e práticas sustentáveis, a JF Fibras está posicionada de maneira única para atender a essa demanda crescente.

Quanto aos planos futuros, a empresa permanece focada em suas operações atuais, sem planos imediatos de expansão para outros estados. A JF Fibras continuará concentrando seus esforços nas regiões sul e sudeste, onde o mercado têxtil e de reciclagem é mais vibrante. ‘’Recebemos algumas ofertas para montar filiais em outras regiões, mas recusamos. O que temos são parceiros em diversos estados que trazem a coleta do resíduo para as nossas unidades em São Paulo’’.

Esses 20 anos de história revelam o compromisso contínuo da JF Fibras com a inovação, a sustentabilidade e a responsabilidade social. Com uma visão voltada para o futuro, a empresa está pronta para enfrentar os desafios e oportunidades que estão por vir, mantendo-se firme em seu compromisso de criar um mercado mais sustentável e consciente.

PRODUTOS

A partir de retalhos de jeans, retalhos de confecções de vestuário em geral e de cama, mesa e banho, a JF fibras recicla esses resíduos, desfibrando e criando produtos como: fios, revestimentos, enchimentos de almofadas e de pelúcia, utilização em colchões, além de panos de limpeza e forrações para indústria automobilística.