Vicunha ressalta as transformações na indústria e a comunicação em todos os elos da cadeia
“O que mudou foi a inclusão real do consumidor final em uma plataforma super democrática, que é a internet”. Para Marcel Imaizumi, COO da Vicunha, este é o grande catalisador da recente transição no sistema global de moda, o tema da edição de 2021 do Congresso Internacional Abit.
A Vicunha, uma das maiores produtoras de índigos e brins do mundo, irá marcar presença no painel “Indústria 4.0 no setor têxtil e de confecção: avanços e perspectivas” da conferência, que acontece nos dias 27 e 28 de outubro, e está com inscrições abertas.
Marcel acredita que as empresas do setor têxtil e de confecção não conseguiram acompanhar com a mesma velocidade as mudanças de comportamento do consumidor, agora mais integrado. “É um grande desafio para as organizações. A pandemia reforçou alguns conceitos, e trouxe outros à tona. O C2C (consumer to consumer), e o ‘menos é mais’, por exemplo, são alguns dos questionamentos que estão acontecendo em relação ao consumo”, explica.
De acordo com o COO, com a chancela do consumidor final, o mercado está reconhecendo as empresas que já trabalham dados ambientais, sociais e de governança corporativa. “Nós temos iniciativas do tipo há muito tempo, quando notamos que isso era uma condição de negócios. Fomos uma das primeiras empresas a desbravar a industrialização no Nordeste do Brasil. Não tínhamos água, energia adequada, e nem gente. Então desenvolvemos uma plataforma de educação, de socialização. Foi uma coisa que nasceu com a Vicunha”.
Hoje, um dos grandes projetos relacionados à sustentabilidade, do qual Marcel fala com entusiasmo, é a Pegada Hídrica Vicunha, que utiliza métricas próprias para mapear o consumo de água no ciclo de vida de uma calça jeans – desde o plantio do algodão, até o consumidor final.
O projeto identifica a situação atual de cada elo da cadeia, possibilitando a criação de metas de redução do consumo de água e formas de compensação. Estão entre estes, projetos socioambientais como recuperação do solo, conservação dos recursos hídricos, estoque de carbono, além de criação de corredores para a biodiversidade ao longo de toda a cadeia produtiva do jeanswear.
A comunicação em toda a cadeia produtiva – Para Marcel, agora, a percepção do consumidor final, principalmente para as novas gerações, é a de que o mundo está cada vez pior — e ele se sente responsável pela tentativa de reverter esse processo. Por isso, hoje, a intenção da empresa é chegar nesse indivíduo: “Se eu falo que o consumidor necessita lavar menos o jeans, então o nosso colaborador precisa saber por que, e ele também precisa falar de sustentabilidade. Queremos fazer parte de um movimento de influência positiva”, comenta.
E como a Vicunha não tem contato com o consumidor, já que são as marcas e o varejo que têm um canal direto com eles, a saída foi criar uma estratégia de comunicar esse discurso, que engloba também a inovação, a cultura e a gestão, para todos os elos da cadeia produtiva.
Hoje, a empresa se posiciona como uma one stop shop, modelo de negócio que atende às necessidades dos clientes em um só lugar. A ideia é que as grandes magazines e as grandes marcas desenvolvam as suas coleções dentro da Vicunha e, durante essas interações, a empresa reforçe o seu discurso.
Segundo Marcel, há, ainda, outros players que as empresas devem olhar com atenção: os influenciadores digitais. “Eu sou B2B, mas eu preciso mostrar para ele o que eu faço, reforçar minhas ações e responsabilidades na cadeia produtiva, pois eles irão querer saber como funciona, de onde veio, e exercem um papel muito importante na formação de opinião”, explica.
“O influenciador não compra o tecido. Então você me pergunta, ‘porque eu preciso prestar atenção?’. Porque, hoje, é ele quem tem o contato com o consumidor”, finaliza o COO.
Conferência – O Congresso Internacional Abit é a conferência anual da Abit. O evento promove, desde 2016, a interação e networking entre empresários têxteis, confeccionistas, varejistas de moda e especialistas nacionais e internacionais, sempre trazendo muito conteúdo para o setor. Normalmente, reúne mais de 300 pessoas em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Porém, no ano passado, realizou uma bem sucedida versão online. Em 2021, acontece nos dias 27 e 28 de outubro de maneira digital
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